Perguntas Frequentes – Bilhete Eletrônico Barbacena Card

Perguntas Frequentes – Bilhete Eletrônico Barbacena Card


1 – Quando a bilhetagem eletrônica será implantada em Barbacena?

O sistema de bilhetagem eletrônica vai começar a operar em Barbacena no início do segundo semestre de 2018 para o serviço de transporte coletivo urbano prestado pela empresa Cidade das Rosas Transporte Coletivo Ltda.


2 - Pessoas com menos de 18 anos podem ter o seu Barbacena Card?

Sim. Os menores de idade podem ter seu Barbacena Card desde que possuam carteira de identidade e CPF.


3 - Será possível pagar a passagem com dinheiro?

Sim, respeitando a regra estipulada pela empresa de ônibus relativa ao troco máximo da passagem.


4 - Como adquirir o cartão Barbacena Card comum?

Para adquirir o seu cartão, primeiro acesse o site barbacenacard.com.br para fazer o pré-cadastro e preencha os dados solicitados.

Depois é só ir até a Central de Atendimento do Barbacena Card, que fica na Avenida Governador Bias Fortes, 1083 – Pontilhão, de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h. Você deve levar um documento de identificação com foto e o seu CPF, ou Carteira de Habilitação ou Carteira de Identidade com CPF indicado no documento. Você vai retirar na hora o seu Barbacena Card.


Se você não puder ou não quiser acessar o site barbacenacard.com.br para o preenchimento dos seus dados pessoais, o preenchimento pode ser feito na Central de Atendimento do Barbacena Card, por um dos nossos atendentes. Importante que você saiba o seu endereço residencial com o CEP. Se preferir, leve um comprovante de endereço, para evitar dúvidas.


5- Tem que pagar alguma taxa para adquirir o Barbacena Card?

O seu primeiro Barbacena Card não tem nenhum custo.


6- É preciso carregar valor mínimo no momento de retirar o Barbacena Card?

Não. O crédito pode ser feito na hora ou não. Não é preciso fazer a primeira carga no momento do cadastro e retirada do Barbacena Card.


7- O vale-transporte em papel ainda será aceito?

Os vales-transporte continuarão sendo aceitos até dia 31/12/2018. Após este período o usuário poderá trocar os vales transporte, Papel moeda que não utilizaram por crédito no cartão BarbacenaCard, apresentando a Nota Fiscal da compra, sujeito a conferência. 


8- Posso ter mais de um Barbacena Card?

Sim. Podem ser emitidos até 3 cartões com o mesmo CPF desde que de categorias de cards diferentes, ou seja, Barbacena Card Comum, Barbacena Card Vale-Transporte e Barbacena Card Idoso.


9- Quais são os tipos de cartão disponíveis?

O Barbacena Card possui quatro variações: comum, idoso, vale-transporte e colaboradores.

Saiba a quem se destina cada um deles na aba “Conheça os tipos de Cartão” (inserir hiperlink).


10- Como o cartão deve ser utilizado? O acesso ao ônibus será da mesma forma?

O Barbacena Card funciona por simples aproximação com o validador, equipamento de leitura do cartão que está instalado dentro dos ônibus. O valor da passagem é descontado dos créditos do cartão e a catraca é liberada automaticamente. O acesso ao ônibus se mantém pela porta da frente, e a saída pela porta de trás.



11- Onde consultar o saldo do cartão?

Ao utilizar o Barbacena Card no ônibus, o usuário consegue consultar o saldo no visor do validador, assim que a catraca for liberada. Também é possível fazer a consulta na Central de Atendimento do Barbacena Card, que fica na Avenida Governador Bias Fortes, 1083 – Pontilhão, de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h.



12- Como recarregar o cartão? Há um valor mínimo para recarga?

Para recarregar o cartão, você deve ir diretamente à Central de Atendimento do Barbacena Card, que fica na Avenida Governador Bias Fortes, 1083 – Pontilhão, de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h.

O pagamento é a vista e o crédito é imediato.

O valor mínimo de carga é o valor de uma passagem.



13- Os créditos que eu coloquei no Barbacena Card têm prazo de validade? Ou seja, tenho que usar em determinado prazo?

O valor creditado no seu Barbacena Card não tem prazo de validade.


14- Há um limite de utilização de créditos por dia?

No caso do Barbacena Card Comum, você pode utilizá-lo dentro do limite de crédito que você habilitou. No entanto, há um limite de segurança, que são 10 viagens por dia. Esse limite é estabelecido para a própria segurança do usuário, para casos de perda ou furto.



15- O cartão de pessoa física “CARTÃO COMUM” pode ser utilizado por outras pessoas além do titular?

Sim. Se você precisar usar o Barbacena Card de um familiar não tem problema.




16- Idosos precisam obrigatoriamente do cartão para garantir o acesso gratuito?

Os idosos continuam podendo entrar e sair pela porta da frente, apresentando documento de identidade. Mas se quiserem, para garantir maior segurança e tranquilidade, podem ter o seu Barbacena Card Idoso sem nenhum custo e passar pela catraca que, inclusive, terá reconhecimento fácil.

Para isso, basta se dirigirem à Central de Atendimento do Barbacena Card (Avenida Governador Bias Fortes, 1083 – Pontilhão, de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h), levando documento de identidade com CPF.

Para isso, basta se dirigirem à Central de Atendimento do Barbacena Card (Avenida Governador Bias Fortes, 1083 – Pontilhão, de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h), levando documento de identidade com CPF.

No caso dos idosos, é necessária a renovação anual do Barbacena Card, sempre na data do seu aniversário. A renovação é sem nenhum custo e também deve ser feita na Central de Atendimento do Barbacena Card (Avenida Governador Bias Fortes, 1083 – Pontilhão, de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h), levando documento de identidade com CPF.


17- Como proceder em caso de roubo do cartão?

A primeira providência, caso seu Barbacena Card seja roubado ou furtado, é registrar um Boletim de Ocorrência, que pode ser feito nas unidades da Polícia Militar ou pela internet (delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/), pois se trata de um documento que tem valor financeiro.

Em seguida, você deve levar o Boletim de Ocorrência à Central de Atendimento do Barbacena Card (Avenida Governador Bias Fortes, 1083 – Pontilhão, de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h), para que seja feito o bloqueio do cartão.


Em 3 dias úteis, será emitido um novo cartão.


O saldo do cartão furtado ou roubado remanescente no momento do bloqueio será automaticamente transferido para o novo cartão.


O valor para a emissão da segunda via do Barbacena Card é o equivalente a 7 passagens.


18- Onde consultar as linhas, horários e itinerários dos ônibus?

As informações relativas aos ônibus urbanos de Barbacena estão disponíveis no site: www.cidadedasrosas.com.br.



19- Se eu perder ou danificar o meu cartão, como devo proceder?

O usuário deve procurar imediatamente a Central de Atendimento do Barbacena Card (Avenida Governador Bias Fortes, 1083 – Pontilhão, de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h), para que seja feito o bloqueio do cartão “PERDIDO” ou “DANIFICADO” e emitida uma segunda via.

O saldo do cartão “PERDIDO” OU “DANIFICADO” remanescente no momento do bloqueio será automaticamente transferido para o novo cartão.

O valor para a emissão da segunda via do Barbacena Card é o equivalene a 7 passagens.



20- Se eu não quiser fazer o Barbacena Card, posso pagar a passagem em dinheiro?

Sim. O uso do Barbacena Card não é obrigatório e os usuários podem pagar a passagem em dinheiro. No entanto, o cartão gera uma maior praticidade e segurança tanto para os usuários quanto para motoristas e cobradores.


21- O Barbacena Card oferece algum serviço especial para as empresas?

Sim. No nosso site temos um ambiente com informações específicas para empresas que precisam validar os cards para os seus funcionários. É só acessar www.barbacenacard.com.br ou nos contactar pelo telefone 32-3332-3107, whatsApp 32-98408-0671 ou pelo e-mail contato@barbacenacard.com.br


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